You are currently viewing Como transformar meu negócio em uma rede de franquias?

Como transformar meu negócio em uma rede de franquias?

Quando uma empresa começa a ter um bom crescimento, o desejo do empresário é a ampliação. Porém ampliar um negócio não é tarefa fácil, se você está tendo um grande crescimento, a abertura de filiais pode ser uma boa, mas quanto mais filiais você abre, maiores serão seus custos para manter aquela filial, dentre eles os de contratar boas equipes que façam o trabalho e uma gerência de confiança.

Mesmo assim, o controle sobre esse modelo muito comum nas multinacionais é algo que demanda esforço e dinheiro e pode se tornar desfavorável caso você não tenha fundos ou preparação para gerenciar tudo.

Mas existe outra opção; se você tem um modelo de sucesso, e não tem medo de expandir sua marca dando o direito de outros investirem nela, a solução para seus problemas é transformar seu negócio em uma rede de franquias.

Para entender melhor como funciona esse modelo, e porque ele pode ser importante na sua escalada para o sucesso, criamos um texto falando sobre como transformar meu negócio em uma franquia.

Vem comigo para entender tudo sobre o assunto.

O que é o modelo de Franchising

Antes de entender melhor como transformar seu negócio é necessário conhecer a fundo o sistema e as vantagens do Franchising.

O Franchising é um modelo de negócios que tem por objetivo conceder o uso de uma marca e os seus métodos de trabalho, neste modelo o franqueado tem total liberdade sobre seu estabelecimento, mas precisa pagar algumas taxas ao franqueador normalmente mensais pelo uso da marca e dos seus métodos.

O franqueado é como um dono, que está alugando uma ideia muito boa de outra pessoa, mas ainda assim é um dono, o mesmo aluga o local, tem as despesas, e realiza contratações ou demissões de seu pessoal.

Isso significa que ao mesmo tempo que existe parceria entre o franqueador e o franqueado também existe liberdade do investidor de guiar o negócio como bem entender desde que não vá de encontro ao KnowHow passado pelo franqueador.

A vantagem do franqueador é que sua empresa irá crescer a passos muito maiores e com a reprodução do seu modelo totalmente igual, a empresa não vai perder sua personalidade, nem mesmo perderá o controle de seus franqueados.

Claro que as franquias têm suas taxas e cobranças, mas todo modelo de negócios tem seus próprios modos de investimento e a franquia não é diferente.

Passos para transformar minha empresa em uma franquia

Agora que vimos um pouco sobre o que é Franchising e algumas vantagens, vamos apresentar para vocês o passo a passo de como transformar sua empresa em uma franquia.

1 – Registre sua rede

Antes de mais nada, você precisa realizar todos os processos desde documentação, abertura da rede de franquia pelo cartório e todos os demais procedimentos.

Deixe todos os documentos bem alinhados e crie sua COF (Circular de Oferta de Franquias esse documento é muito importante e obrigatório portanto é necessário que seja feito por um especialista) para que os seus futuros franqueados entendam o objetivo de sua rede, quais os benefícios, taxas, produtos, enfim explique tudo na circular para que os seus futuros investidores saibam tudo o que precisarão dispor para ser seu franqueado.

Registre tudo corretamente, é importante ter em mente que sua empresa esteja liberada para registro no instituto nacional de propriedade industrial para evitar que você possa ter algum problema quando começar a replicar sua franquia.

2 – Estabeleça a sua rota

Após todos os procedimentos legais chegou a hora de procurar entender para onde sua franquia vai caminhar, aqui você vai decidir todos os pontos importantes de como ela vai ser, como vai ser os treinamentos, qual o KnowHow da empresa, como cada franqueado deve se portar e qual o preço para ter uma franquia sua, enfim você precisará de planejamento em tudo.

É importante entender bem que você precisa estabelecer como sua marca vai passar o que sabe para seus futuros franqueados, então o material didático como manuais de franquias, treinamentos com os franqueados para passar todos os procedimentos e acompanhamento do desenvolvimento dos franqueados visando sempre a melhoria são essenciais.

Estabelecer uma rota é necessário, saber qual o objetivo da empresa e para onde ela vai, qual marca quer deixar no mercado e muito mais são responsabilidades grandes, por isso às vezes uma consultoria para expansão de franquias pode te ajudar muito em cada passo como esse.

3 – Análise os investimentos financeiros

Quando falamos sobre como transformar meu negócio em uma franquia precisamos entender quanto iremos gastar não apenas nos primeiros procedimentos desde a documentação até o modelo de criação como em tudo, nos treinamentos, produção de conteúdo didático, showrooms, entre outros custos, é necessário saber se está de gastando corretamente ou não para que não se possa vir a ter problemas por escolhas erradas.

Portanto a dica de ouro é; sempre invista com cautela e se precisar contratar alguém para ajudar como contador ou até uma consultoria não exite, você vai precisar.

4 – Promovendo sua empresa

Essa parte é um pouco mais complicada, é necessário que sim ou você entenda de marketing para franquias ou contrate alguém que saiba.

Você precisará criar redes sociais bem engajadas com o perfil do seu consumidor, precisa ter redatores bons para escrever no seu blog, e mídias sociais para trabalhar com a alavancagem da marca pelo Instagram.

Seu objetivo é conquistar mais franqueados e expandir sua empresa, então invista em uma boa equipe que saiba trazer os interesses dos investidores na sua empresa e a mesma tenha os atributos necessários para oferecer o que eles buscam, esteja aonde eles estão, em conferências, promova seu showroom acredite isso será muito impactante para atrair franqueados e dar uma boa primeira impressão.

Aqui é importante entender que, um trabalho digital não é somente estar na internet e postar uma coisa ou outra, mas ter presença digital, essa presença normalmente é devagar, mas isso pode ser acelerado com Google ads, com trabalhoscompetentes de tráfego orgânico.

Busque ter um site bem explicativo, sobre a empresa, seus valores, alguns franqueados de sucesso, enfim, faça com que aqueles que buscam franquia estejam no lugar certo.

Logo após a formação da parceria, você tem um investidor a mais, nessa parte quanto mais investidores tiver maior será a necessidade de comprar um sistema de automação CRM para poder controlar e processar ações várias vezes que por mãos humanas seriam lentas ou errôneas, e quando falo disso falo justamente do contato com os franqueados, últimas notícias, avaliações do último bimestre entre outras informações importantes para o crescimento da empresa.

Conclusão

Agora que você sabe como transformar seu negócio em uma franquia, não fique aí parado, coloque em prática, as franquias são negócios tão lucrativos que até mesmo na pandemia os resultados ainda foram promissores.

Basta ver os últimos relatórios da ABF e você perceberá.Lógico você precisa saber se sua empresa é franqueável, precisa entender se a mesma apresenta uma proposta que possa ser replicada várias vezes e ainda assim funcione, ela precisa ter um diferencial, estar bem estabelecida e não ter erros ou dúvidas em seu método, é importante saber disso para que você tome a decisão correta.

E após isso o que você decidiu ser? Franqueador ou Franqueado?