You are currently viewing Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?

Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?

Você está pensando em expandir seu negócio para regiões distantes da sua sede ou mesmo para outros países? Então, a Master Franquia pode ser uma estratégia interessante para conseguir atingir esse objetivo.

Além de aumentar o reconhecimento da sua marca, você conseguirá dar um suporte mais próximo aos franqueados. Tudo isso sem precisar ter contato direto com verificações de padrões, sistemas e performance.

Para entender como funciona esse modelo, você verá o que de fato é esse tipo de negócios e quando ela se mostra a melhor opção. Além da diferença entre ela e um desenvolvedor da área e como essa estratégia atua na expansão da marca.

Quer espalhar sua marca? Então descubra como fazer um bom investimento. Boa leitura!

O que é Master Franquia?
Pode-se dizer que ela é um tipo de modelo de negócios com o intuito de dar suporte localizado para os franqueados a partir de um método local. Normalmente, a formatação é diferente, dependendo da rede. Nesse caso, elas podem escolher se cederão mais obrigações e direitos ao auxiliador local.

Desse modo, a figura desse licenciado de suporte é um tipo mais qualificado de franqueado. Ele tem o conhecimento que é preciso para fazer a implementação, operação e comercialização dos serviços e produtos.

Assim, o Master Franqueado deve assinar um contrato com a rede para ser um ponto de suporte na região. Suas principais funções são buscar mais pessoas interessadas na licença, além de treinar e ajudar os que já estão atuando.

Para conseguir essa função, é necessário que o interessado faça um investimento maior. Ele deverá pagar uma Taxa de Master Franquia. Por outro lado, ele receberá pela participação nas receitas que foram geradas no território em que atua como suporte aos demais.

Como funciona
A Master Franquia tem função semelhante ao da licenciadora, pois se responsabiliza pela comercialização das licenças e suporte em regiões predeterminadas.

Ela tem papel fundamental na expansão da rede, já que pode colaborar no crescimento da rede de forma estruturada, ou até mesmo mais ágil, pois, na maioria das vezes, o responsável pelo suporte tem conhecimento sobre as características da região onde tem a exclusividade de atuação para comercialização das unidades.

Benefícios
O Master Franqueado tem benefícios, como exclusividade para comercialização em determinada região. E poderá receber um valor percentual por nova franquia aberta. Porém, deve-se considerar que o investimento para se tornar um suporte e líder dos demais é mais alto, assim como o risco do negócio.

Podemos citar, como exemplo dessa estratégia, o empresário e empreendedor Carlos Wizard, que, atualmente, tem licenças das redes Taco Bell, KFC e Pizza Hut.

Cuidados e atenção
Vale ressaltar que ele deve estar atento a algumas questões do contrato, pois o documento pode conter metas para abertura de unidades, definições dos papéis do Master e do licenciador, além de informações claras sobre o não-cumprimento de metas. Dessa forma, você terá meios de controlar a qualidade dos serviços oferecidos, além de se resguardar juridicamente.